NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 12 Julho 2022 19:39

Em webinar sobre Filosofia, Sydney Sanches diz que IAB quer avançar sem perder o DNA

Em cima, da esq. para a dir., Wilson Luiz Palermo Ferreira, André Fontes, Maria Lucia Gyrão; embaixo, da esq. para a dir., Sydney Sanches, Jorge Luís Câmara e Francisco Amaral Em cima, da esq. para a dir., Wilson Luiz Palermo Ferreira, André Fontes, Maria Lucia Gyrão; embaixo, da esq. para a dir., Sydney Sanches, Jorge Luís Câmara e Francisco Amaral

Durante o webinar intitulado Homenagem ao professor Aquiles Côrtes Guimarães: a Fenomenologia Jurídica, realizado nesta terça-feira (12/7), pelo canal TVIAB no YouTube, o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, elogiou “a operosa Comissão de Filosofia do Direito” e disse que ela contribui para manter “nossos pilares acadêmicos, filosóficos e estruturais sólidos, sem os quais não avançamos”. Ele acrescentou: “Queremos avançar no discurso nacional, mas sem perder o nosso DNA”.

Aquiles Côrtes Guimarães, que morreu em 2016, era membro do Instituto desde 1975 e foi professor da UFF, da Uerj e da UFRJ. Estudioso da Fenomenologia Jurídica, publicou várias obras sobre Filosofia. Também participaram do webinar o desembargador André Fontes, do TRF da 2ª Região, doutor pela UFRJ; o professor de Direito da Uerj Jorge Luís Câmara, doutor pela UFRJ; Wilson Luiz Palermo Ferreira, doutor pela Uerj e autor do livro Medicina Legal; a presidente da Comissão de Filosofia do Direito, Maria Lucia Gyrão, pós-doutora pela PUC-Rio, e Francisco Amaral, doutor honoris causa da Universidade de Coimbra e Católica Portuguesa e 1º vice-presidente da Comissão de Filosofia de Direito.

Sydney Sanches referiu-se a Aquiles Côrtes Guimarães como “importante professor, estudioso da fenomenologia jurídica e da filosofia brasileira”. Maria Lucia Gyrão falou da “contribuição valiosíssima” dada pelo homenageado à Filosofia e ao Direito, e ressaltou o lado humano do professor: “Ele mantinha a porta do seu coração aberta a todos que o procuravam”. André Fontes chamou a atenção para alguns aspectos da formação do professor Aquiles: “Menino pobre do interior de Minas Gerais, ele muito jovem foi levado a um colégio interno religioso, dos Adventistas do Sétimo Dia, onde recebeu uma instrução muito sólida e aprendeu o francês, que iria conduzi-lo na sua vida acadêmica”.

Segundo André Fontes, “foi uma felicidade para a Uerj ter o professor Aquiles no curso de Direito, que depois ele assumiu como diretor e criou o mestrado em Direito”. Lembrando que “o professor Aquiles trouxe a Fenomenologia para dentro do Direito”, Jorge Luís Câmara citou uma frase do homenageado: “A vida, a liberdade e o espírito são a motivação passiva e ativa de tudo que a Cultura imaginou como direito na nossa civilização”.
Para Jorge Câmara, “a Fenomenologia Jurídica surgiu como instrumento imprescindível para nos dotar de elementos, de equipamentos filosóficos, para podermos fazer a leitura daqueles pontos que se relacionam, sobretudo, com os direitos humanos e os valores fundamentais”. Wilson Palermo, que não conheceu o professor Aquiles Côrtes Guimarães pessoalmente, disse que teve a oportunidade de estudar mais sobre Filosofia do Direito na Uerj, com o professor Jorge Câmara, que foi seu orientador no mestrado e no doutorado. “E foi onde eu me atrevi a ir buscar as respostas que o próprio Direito não tinha”, afirmou.

O último a falar foi o Francisco Amaral, amigo pessoal do professor Aquiles, com quem se encontrava com frequência para almoçar e discutir Filosofia e Direito. Membro do IAB há 46 anos, ele falou sobre “o grande amigo, o grande companheiro de conversas” e da admiração de ambos pelo IAB. “Ele faz muita falta, não só pelo contato pessoal, mas pelas lições que deixou”, concluiu Francisco Amaral.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173