NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 09 Dezembro 2023 01:49

Em lançamento de livro do IAB, advogado afirma que reforma tributária é um ataque à cidadania

Da esq. para a dir., José Gabriel Assis de Almeida, João Manoel de Lima Jr., Gustavo Fuscaldo Couri, Jeanne da Silva Machado, Teresa  Pantoja, Sydney Limeira Sanches, Érica Guerra, Joaquim de Paiva Muniz, Fábio Böckmann Schneider e Luiz César Martins Loques Da esq. para a dir., José Gabriel Assis de Almeida, João Manoel de Lima Jr., Gustavo Fuscaldo Couri, Jeanne da Silva Machado, Teresa  Pantoja, Sydney Limeira Sanches, Érica Guerra, Joaquim de Paiva Muniz, Fábio Böckmann Schneider e Luiz César Martins Loques

Ao abordar o regime de transição para a reforma tributária em artigo publicado no livro Doutrinas da Comissão Permanente de Direito Empresarial do IAB, o advogado Fabio Böckmann Schneider criticou o fato de o maior onerado da medida ser o setor de serviços, no qual a advocacia está inclusa. Durante o lançamento da obra, que aconteceu no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta sexta-feira (8/12), o autor destacou que o objetivo da reforma deveria ser a promoção da justiça. “O aumento médio da carga tributária decorrente da reforma é um ataque à cidadania, à justiça tributária e uma efetiva restrição às liberdades, sejam individuais ou empresariais”, avaliou Schneider. 

Além do debate sobre a mudança na tributação brasileira, o livro lançado reúne 10 pareceres jurídicos sobre diversos temas do Direito aprovados no plenário do IAB entre julho de 2019 e abril de 2023. A publicação também conta com 10 artigos elaborados pelos integrantes da Comissão de Direito Empresarial. A presidente do grupo, Érica Guerra, que organizou a publicação, destacou a felicidade em divulgar tais estudos jurídicos: “Chegamos nesse momento em que entregamos para a comunidade e para a sociedade o nosso trabalho. É um dia muito importante”. 

Conduzindo a abertura do evento, o presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches, afirmou que a obra é espetacular e tem caráter multidisciplinar, conversando com outras diversas áreas do Direito. “Passamos por Tributário, Ambiental, Arbitragem... São assuntos que têm o diálogo, que é uma característica capilar do Direito Empresarial. É um trabalho muito rico e que terá repercussão internacional”, disse o dirigente da entidade, que escreveu o prefácio da obra. 

A 1ª vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial, Teresa Pantoja, ressaltou que é um desafio para o atuante da área recolher ideias de forma didática, já que o setor é muito pragmático, mas que o grupo conseguiu se aproximar da elaboração de uma doutrina. “Nós tivemos essa pretensão de apelidar o nosso livro de Doutrinas do Direito Empresarial porque justamente tivemos esse grande empenho de tratar de temas tentando formular uma visão doutrinária”, explicou a advogada. 

O lançamento contou com a participação de autores da obra. No evento, além de Fabio Böckmann Schneider, Érica Guerra e Teresa Pantoja, também estiveram presentes Gustavo Fuscaldo Couri, Luis César Martins Loques, João Manoel de Lima Jr., José Gabriel Assis de Almeida, Antônio Carlos Torres, Joaquim de Paiva Muniz e Jeanne da Silva Machado. Colaboraram, ainda, com a publicação os advogados Alexandre Couto Silva, Rodrigo de Oliveira Botelho Correa, Tarsis Nametala Jorge, Leonardo Gomes de Aquino, Maria Elisabete Ramos, Sávio Barreto Lacerda Lima e Verônica Lagassi. 

Segundo Gustavo Fuscaldo Couri, dentre os temas abordados no livro estão debates muito atuais, como a necessidade de legislar sobre os avanços tecnológicos. “É um assunto complexo porque o processo legislativo tem um tempo que não é o mesmo do processo tecnológico. A tecnologia é muito mais veloz,  enquanto o processo legislativo tem que passar por amadurecimento, debate político, popular e jurídico, no qual devemos colaborar. Reforço a grandiosidade deste livro em tornar público um trabalho que vem sendo feito há anos no tocante a colaborar com o processo legislativo, para que ele se torne mais democrático”, disse o advogado.

Joaquim Muniz reafirmou que o objetivo da obra é contribuir para os debates que fazem o Direito avançar. Ele sublinhou que a área Empresarial da advocacia sempre busca a multidisciplinaridade para alcançar mais propriedade sobre as questões. “Não é possível regular a atividade empresarial se não se conhece a sociedade. É preciso ter um olhar da ciência política. Se não se entendem regras econômicas que regem a conduta do empresário, não é possível ir a nenhum lugar. Não se encontram as soluções”, afirmou. 

Antônio Carlos Torres

Ao abordar o tema Técnica e sentença no livro, Antônio Carlos Torres afirmou que é importante refletir sobre o uso da língua e da linguagem. Na visão do advogado, não se pode ignorar a importância da matéria prática de um texto jurídico: “A partir de uma sentença podemos chegar até a alteração da lei. A sentença é um ato muito importante. A linguagem e a língua são fundamentais. Nós não fizemos a doutrina, nós usamos a doutrina como elemento. E ninguém pode deixar de usar a doutrina até para viver”. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173