NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 17 Março 2023 23:55

Edmundo Franca representa o IAB na posse do novo presidente do Superior Tribunal Militar

Da esq. para a dir., Edmundo Franca e Joseli Camelo Da esq. para a dir., Edmundo Franca e Joseli Camelo

O consócio Edmundo Franca de Oliveira, que representou o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na posse do tenente-brigadeiro do ar Joseli Camelo como presidente do Superior Tribunal Militar (STM), nesta quinta-feira (16/3), em Brasília, destacou a importância da cerimônia para a consagração das instituições democráticas e para a construção de uma sociedade mais justa. “Os discursos foram de excelente qualidade, com destaque para os pronunciados pelo ministro Joseli, que enfatizou a defesa da democracia, dos valores consagrados na Constituição, da harmonia e independência dos Poderes da República e da imperiosa pacificação da sociedade brasileira, a fim de se construir o desenvolvimento do País, o progresso da Nação e o bem-estar do povo brasileiro”. Na sessão solene, o advogado José Coêlho Ferreira foi empossado como vice-presidente do STM.

Prestigiaram a posse o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e outras autoridades das Forças Armadas e dos Três Poderes.

Da esq. para a dir., Rodrigo Pacheco, Luiz Inácio Lula da Silva, Joseli Camelo, Rosa Weber e Augusto Aras/ Divulgação: STM

Durante sua posse, Joseli Camelo reafirmou o compromisso com a democracia que a Justiça Militar, aliada com o Executivo Federal, mantém. Ele destacou o combate às desigualdades sociais como uma das principais pautas da atualidade. “É preciso que olhemos o nosso futuro sem perder de vista o nosso passado. Temos o dever de buscar nas conquistas do passado e do presente a fonte para assegurarmos aos nossos filhos um País justo e próspero”. O ministro também lembrou que as Forças Armadas têm papel relevante na garantia da soberania e no auxílio em momentos de crise.

Segundo Edmundo Franca, a presença do Instituto na solenidade é parte do movimento histórico e tradicional do IAB de promover uma construção social justa e fraternal, seguindo os princípios constitucionais. No mesmo sentido, Beto Simonetti afirmou que a promoção da paz na sociedade e a defesa da democracia são muito importantes. Ele saudou especialmente o vice-presidente do STM, que tem formação de advogado. Para Joseli Camelo, os operadores do Direito estão em um novo momento com o tribunal, onde há mais compreensão e proatividade. Ele citou como exemplo a criação, por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de uma comissão dedicada ao aprimoramento da Justiça Militar.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173