NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 23 Novembro 2023 21:25

É necessário combater as fraudes bancárias com uso da tecnologia, afirma vice-presidente do IAB

 Da esq. para a dir., Carolina Lima, Marcello Oliveira, Adriana Brasil Guimarães e Danielle Lucenti  Da esq. para a dir., Carolina Lima, Marcello Oliveira, Adriana Brasil Guimarães e Danielle Lucenti 

Durante o seminário Fraudes bancárias em perspectiva e sustentação oral na prática, a 2ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Adriana Brasil Guimarães, defendeu que instituições financeiras, autoridades reguladoras, especialistas em segurança e consumidores devem colaborar para inibir esse tipo de crime. Na abertura do evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica (Ibrapej) no dia 16 de novembro, a advogada afirmou que “é necessário não apenas identificar as ameaças, mas também explorar soluções que visem a proteger não só as instituições financeiras, mas muito mais os clientes e, principalmente, os idosos, hoje talvez os mais atacados pelos fraudadores”. 

O painel de abertura também contou com a participação da presidente do Ibrapej, Carolina Lima, do diretor tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Marcello Oliveira, e da diretora tesoureira e presidente da Comissão de Direito do Consumidor do Ibrapej, Danielle Lucenti. Ao longo do evento foram debatidos diversos tópicos relacionados com o tema das fraudes bancárias, dentre eles a revolução tecnológica, as mudanças de costumes e o vazamento de dados. 

Outro ponto ressaltado por Adriana Guimarães foi a diversidade de aplicações de golpes bancários, que acontecem por ataques virtuais sofisticados, mas também por métodos sociais já conhecidos. Segundo a advogada, é preciso aliar os avanços digitais ao combate desse tipo de crime: “A tecnologia, apesar de ser muitas vezes a origem das ameaças, também é uma aliada fundamental na defesa contra as fraudes. Nesse contexto, a inteligência artificial, blockchain e outras inovações podem ser empregadas para criar sistemas mais seguros e resistentes”. 

Nesse sentido, Guimarães afirmou que as instituições financeiras precisam fortalecer cada vez mais as suas defesas digitais para proteger os dados dos clientes. Ela citou que ferramentas como a biometria, as impressões digitais e a inteligência artificial podem ser aliadas nesse processo. “No futuro, é muito provável que as fraudes bancárias continuem a evoluir com avanços tecnológicos. Portanto, a adaptação contínua e a inovação nas estratégias de segurança são fundamentais para proteger os clientes e as instituições financeiras contra ameaças emergentes”, completou.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173