NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Sexta, 06 Dezembro 2024 13:50

Simpósio internacional apoiado pela ESIAB debateu temas relacionados a direitos humanos e desinformação

 Da esq. para a dir., no alto, Sonu Agarwal, Raquel Yrigoyen Fajardo e Maria Gomez; no meio, Oswaldo Lima, Edna Hogemann e Ella Gorin; embaixo, Emerson Moura e Prabhreet Singh Da esq. para a dir., no alto, Sonu Agarwal, Raquel Yrigoyen Fajardo e Maria Gomez; no meio, Oswaldo Lima, Edna Hogemann e Ella Gorin; embaixo, Emerson Moura e Prabhreet Singh

O impacto da inteligência artificial na proteção dos direitos humanos, os desafios relacionados à desinformação e o combate à fome foram alguns dos temas abordados no II Encontro Internacional de Direitos Humanos, realizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em parceria com a Manipal University, o Office of International Affairs Pune, a Tito Maiorescu University, a University of Szczecin e a Uniwersytet Mikolaja Kopernika. Com apoio institucional da Escola Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (ESIAB), o encontro virtual aconteceu na segunda-feira (2/12) e na terça-feira (3/12).

O diretor acadêmico da ESIAB, Vitor Sardas, que acompanhou todo o evento, destacou a qualidade das palestras e dos conteúdos debatidos pelos docentes convidados. “A ESIAB, estabelecendo-se no cenário acadêmico em um campo que prima pela excelência, sempre se mostra interessada em se vincular a eventos deste porte”, afirmou o advogado.

No primeiro dia do evento, o presidente da Comissão de Direito Administrativo do IAB, Emerson Moura, palestrou sobre o papel das instituições político-administrativas na proteção dos direitos humanos. Ele destacou que, embora exista um arcabouço jurídico internacional e nacional para a promoção desses direitos, ainda há violações propiciadas pela falta de políticas públicas efetivas. 

A professora Ella Gorin, da Universidade Manipal, apresentou o impacto das tecnologias modernas, como a inteligência artificial, na proteção dos direitos humanos. Ela destacou que o progresso tecnológico tem causado novos desafios, como a divisão digital e a discriminação, que afetam principalmente as populações menos privilegiadas. 

No segundo dia de evento, a primeira palestra foi apresentada pelo professor Oswaldo Lima, da Unirio, que abordou os desafios da desinformação e seu impacto na sociedade. Ele apontou que a alfabetização midiática é a chave para equipar os cidadãos com as habilidades necessárias para navegar no fluxo de informações. 

A palestra final foi apresentada pela professora Edna Hogemann, da Unirio, que ressaltou o compromisso do G20 no combate à fome. A docente destacou também o papel das políticas públicas transnacionais nesse esforço, enfatizando a necessidade de apoio a países de baixa renda para combater a insegurança alimentar e as desigualdades econômicas.

O evento, mediado pela acadêmica Luíza Queiros, também contou com palestras sobre liberdade de expressão, combate a preconceitos, impactos da pornografia na vida de jovens, e outros temas. As palestras foram conduzidas pelos professores Prabhreet Singh, Agnieszka Bién Casała, Albin Anto, Vinodh Jaichand, Maria Gomez, Marieta Safta, Geanina Banu, Iustin Priescu, Ariadna Salazar, Raquel Yrigoyen Fajardo, Ausma Bernot, Nyasha Mboti, Antonieta Elia, Tamara Thermitus, Anna Tarnowska e Marie Crabb.
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173