NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 04 Fevereiro 2021 02:20

Conselho Superior aprova as contas de 2020 e a previsão orçamentária para 2021 

O Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou por aclamação nesta quarta-feira (3/2), na reunião conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez, a prestação de contas referente ao exercício de 2020 e a previsão orçamentária para 2021. O relatório de atividades foi apresentado pelo conselheiro relator, Sydney Sanches. “O IAB se adequou tecnologicamente para lidar com a nova realidade imposta pela pandemia, que exigiu o isolamento social, e com isso conseguiu manter as suas atividades acadêmicas, aumentar as receitas e alcançar superávit em 2020”, destacou o relator. As contas, que já haviam sido aprovadas pela Diretoria, serão submetidas ao Plenário no dia 31 de março. 
Rita Cortez elogiou o desempenho do setor financeiro, dirigido por Arnon Velmovtsky e Luiz Felipe Conde, e ressaltou: “O IAB conseguiu atingir superávit, mesmo tendo feito grandes investimentos em tecnologia, para passar a realizar virtualmente as sessões ordinárias e os eventos acadêmicos”. Dentre os membros do Conselho Superior presentes na reunião estavam os ex-presidentes Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, Fernando Fragoso e Técio Lins e Silva. 

Sydney Sanches citou algumas medidas que garantiram a saúde financeira em 2020. “Houve revisão de contratos e ajuste dos gastos à nova realidade”, disse. Segundo ele, as consequências foram o aumento das receitas e do saldo bancário em relação ao ano anterior. “Além disso, as despesas realizadas em 2020 foram inferiores às previstas no orçamento feito em 2019”, acrescentou.   

A respeito da previsão orçamentária para 2021, Sydney Sanches disse que a projeção é de novo superávit, mesmo com a manutenção do valor da anuidade, que não sofre reajuste desde 2019. A anuidade poderá ser paga com desconto (R$ 960), à vista ou em parcelas, até o dia 30 de abril. Após essa data, o valor será, sem desconto, de R$ 1.067. O pagamento à vista ou parcelado poderá ser feito por meio de boleto bancário ou de cartão de débito ou crédito. 

Ao destacar a adequação às inovações tecnológicas para que as atividades não fossem interrompidas, o conselheiro relator forneceu alguns números relativos ao crescimento da presença da entidade nas redes sociais. Ele informou que o total de seguidores na página do IAB no Instagram, que era de 4.319, em 2019, aumentou para 9.731, em 2020.  

Ele apontou também o aumento de seguidores no Facebook e no Twitter, como também o acesso ao site do Instituto. “O nosso site recebeu 214 mil visitas”, afirmou ele, citando ainda, dentre as atividades realizadas em 2020, 64 posses de novos membros e 34 sessões ordinárias e extraordinárias, em sua maioria, virtuais. 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173