NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 23 Novembro 2023 01:36

Com mais de três décadas de filiação ao IAB, Mariz de Oliveira, Nilo Batista e Leonor de Paiva são homenageados com Medalha Levi Carneiro

Da esq. para a dir., Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Sérgio Tostes e Sydney Limeira Sanches Da esq. para a dir., Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Sérgio Tostes e Sydney Limeira Sanches

A advogada Leonor Nunes de Paiva e os advogados Nilo Batista e Antônio Claudio Mariz de Oliveira foram homenageados no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta quarta-feira (22/11). Eles receberam a Medalha Levi Carneiro, comenda da entidade destinada aos consócios que alcançaram mais de 30 anos de filiação à Casa de Montezuma. Presidente do Instituto, Sydney Sanches conduziu a outorga das medalhas e lembrou que ela tem acontecido mensalmente neste ano em que a entidade completou 180 anos: “Temos tido momentos de muita emoção, especialmente pelos associados mais antigos, que entregaram boa parte de suas vidas para a grandeza desta espetacular Casa.

Os três homenageados foram saudados pelo orador oficial do IAB, Sérgio Tostes, que deu destaque à carreira de cada um. Ao falar sobre Leonor de Paiva, ele mencionou sua atuação em movimentos feministas que se uniram na resistência à ditadura militar brasileira. Dentre diversas atividades, ela atuou na Assessoria de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB atendendo familiares e amigos de desaparecidos políticos. “A entrega da Medalha Levi Carneiro é o reconhecimento da sua brilhante trajetória de vida dedicada à causa pública, em especial pertinentes à conquista dos direitos da mulher”, afirmou Tostes.

Sérgio Tostes

Nilo Batista, membro do IAB há 48 anos, teve sua atuação profissional em várias frentes destacada pelo orador oficial: o homenageado foi professor de Direito Penal das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), secretário de Polícia Civil do mesmo estado e presidente, em 1985, da OAB/RJ. Segundo Tostes, seu período na presidência da Seccional foi marcado por uma administração criativa: “Ele deu início ao processo de informatização da Ordem e teve uma gestão realmente inovadora”. 

O orador também lembrou que Antônio Cláudio Mariz ocupou postos relevantes tanto na esfera pública, quanto no âmbito associativo da classe. Na década de 1980, ele presidiu por dois mandatos a OAB/SP, esteve à frente da Associação dos Advogados de São Paulo e foi vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do mesmo estado. Na década seguinte, foi nomeado para os cargos de secretário de Justiça e secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Além disso, o advogado trabalhou em causas de grande repercussão, como a defesa do ex-presidente da República Michel Temer. 

Leonor Nunes de Paiva e Sydney Limeira Sanches

A primeira homenageada a subir à tribuna para discursar foi Leonor de Paiva, que relembrou as diversas situações de desigualdade de gênero que a mulher sofria e ainda sofre. Ela citou o direito ao voto, que precisou ser conquistado, e a disparidade salarial. “A luta pela igualdade, seja ela de gênero, raça ou diversidade sexual, é uma luta democrática dos direitos humanos. Em última análise, é um dos objetivos do IAB. De lá para cá tivemos avanços, mas ainda falta muito para a transformação da sociedade e a eliminação do patriarcado”, disse a advogada, que está no Instituto há 36 anos.

Da esq. para a dir., Nilo Batista e Sydney Limeira Sanches

Nilo Batista fez um agradecimento especial à Diretoria do IAB, ao presidente Sydney Sanches, ao orador oficial Sérgio Tostes e aos colegas de escritório que o acompanharam durante sua vida profissional. “Me sinto na minha casa, entre colegas e entre advogados.  Percorremos juntos tantas etapas, somos companheiros muito mais do que de uma carreira: somos companheiros de defesa da causa do Estado de Direito e da legalidade democrática”, afirmou.  

Em seu discurso de agradecimento, Antônio Cláudio Mariz, membro do IAB há 42 anos, afirmou ser uma honra participar por tantas décadas de uma instituição quase bicentenária. “Esta Casa há 180 anos acolhe, protege, embala, dá força e impulsiona a advocacia brasileira. Ela é o berço da Ordem, mas também de cada um de nós advogados”, completou o homenageado. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173