Os consócios foram indicados pelo representante institucional da entidade no Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Joel Bender Leal. Em conjunto com Leal, Sydney Sanches também indicou Francisco Rossal, que fará parte da Comissão de Direito do Trabalho. O primeiro do grupo a discursar na solenidade foi Sergio Luiz Fernandes Pires, que afirmou estar honrado de ingressar no Instituto. “O Direito é essa espécie de monumento da racionalidade para as gerações futuras. Podemos deixar muitos vestígios de racionalidade na nossa vida, mas o Direito talvez seja o mais significativo”, disse o novo integrante da Comissão de Direito Penal.
Sandra Marisa Lameira, que fará parte da Comissão de Direito do Trabalho, destacou a importância da posse de advogados egressos de instituições de ensino do Direito de Santo Ângelo, que é um polo do saber jurídico do País. “É com muita honra que ingresso no IAB, que presta relevantes serviços ao Brasil. Destaco o fato de que seus membros contribuíram para o projeto jurídico da sociedade brasileira desde o embrião na nossa legislação constitucional e civil”, disse.
Em seu discurso de posse, Maria Cristina Schneider Lucion, que irá compor a Comissão de Direito Civil, afirmou que o ingresso é, sobretudo, uma responsabilidade: “A minha chegada a esse Instituto jurídico, que é o mais antigo das Américas, berço da nossa OAB e principal lugar de memória da advocacia brasileira, sinaliza que o Direito é feito a muitas mãos e é inclusivo e generoso”.
A Comissão de Direito Empresarial ganhará o reforço de Leonardo Lamachia, já a Comissão de Direito Constitucional será fortalecida por Renata Leal, que disse estar honrada por se tornar confreira de grandes juristas. “Espero poder contribuir para os debates e estudos junto à comissão e aos trabalhos dessa Casa, para que possamos difundir cada vez mais o estudo do Direito”, completou a advogada.