Carlos Eduardo Machado
Carlos Eduardo Machado lembrou que o IAB tem a Comissão de Igualdade Racial, presidida por Humberto Adami Santos Junior, que também preside a Cevenb da OAB/RJ. Sobre “a necessidade de se buscar uma reparação à escravidão”, o vice-presidente do IAB definiu como “gigantes nessa luta” Humberto Adami e a secretária-geral adjunta da OAB/RJ, Mônica Alexandre.
A comissão apresentou o norte que guiará os projetos e objetivos da sua atuação e destacou a adoção de uma política de inclusão preta dentro da advocacia, com a sugestão de instalação de comissões sobre o tema nas subseções. Nomes como Luiz Gama, Esperança Garcia e Mariana Crioula, ancestrais dos quais derivam todas as questões tratadas pela comissão, também foram lembrados no evento.
Humberto Adami comentou a importância de preservar o legado e ceder espaço para futuros operantes do Direito negros na Ordem. “Temos que renovar e trazer a juventude negra para dentro da seccional. Vários frutos saíram desta comissão para outros departamentos da casa, pois queremos preencher este espaço de cara visivelmente pretas”, enfatizou Adami.
Além de Carlos Eduardo Machado, compuseram a mesa o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; a vice-presidente, Ana Tereza Basilio; o secretário-geral, Álvaro Quintão; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre; o procurador-geral e coordenador das Comissões Especiais da Seccional, Fábio Nogueira, e a ex-presidente do IAB Rita Cortez. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da OAB/RJ no YouTube, assista quando quiser.