NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 05 Julho 2022 18:17

Carlos Eduardo Machado representa IAB na posse da Comissão da Verdade da Escravidão Negra

Fotos de Bruno Mirandella / OAB/RJ Fotos de Bruno Mirandella / OAB/RJ

O 1º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Carlos Eduardo Machado, representou o IAB na posse da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OAB/RJ nesta segunda-feira (4/7), no Plenário Evandro Lins e Silva. Ele ressaltou “o papel importantíssimo da comissão na luta diária contra a dívida que o Brasil tem com pretas e pretos”.

Carlos Eduardo Machado

Carlos Eduardo Machado lembrou que o IAB tem a Comissão de Igualdade Racial, presidida por Humberto Adami Santos Junior, que também preside a Cevenb da OAB/RJ. Sobre “a necessidade de se buscar uma reparação à escravidão”, o vice-presidente do IAB definiu como “gigantes nessa luta” Humberto Adami e a secretária-geral adjunta da OAB/RJ, Mônica Alexandre.

A comissão apresentou o norte que guiará os projetos e objetivos da sua atuação e destacou a adoção de uma política de inclusão preta dentro da advocacia, com a sugestão de instalação de comissões sobre o tema nas subseções. Nomes como Luiz Gama, Esperança Garcia e Mariana Crioula, ancestrais dos quais derivam todas as questões tratadas pela comissão, também foram lembrados no evento.

Humberto Adami comentou a importância de preservar o legado e ceder espaço para futuros operantes do Direito negros na Ordem. “Temos que renovar e trazer a juventude negra para dentro da seccional. Vários frutos saíram desta comissão para outros departamentos da casa, pois queremos preencher este espaço de cara visivelmente pretas”, enfatizou Adami. 

Além de Carlos Eduardo Machado, compuseram a mesa o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; a vice-presidente, Ana Tereza Basilio; o secretário-geral, Álvaro Quintão; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre; o procurador-geral e coordenador das Comissões Especiais da Seccional, Fábio Nogueira, e a ex-presidente do IAB Rita Cortez. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da OAB/RJ no YouTube, assista quando quiser. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173