Auditório da Cidade das Artes durante a instalação do Legal G20
Na abertura do evento, que seguirá até sexta-feira (19/4), o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, afirmou que a advocacia mundial tem demandas muito semelhantes, a despeito das diferenças culturais, jurídicas e políticas. “O direito à ampla defesa, ao contraditório, ao devido processo legal, os standards probatórios, a garantia de influenciar nos julgamentos por meio da sustentação oral – são exemplos de temas da advocacia global. Não admitiremos retrocessos nas garantias e direitos fundamentais da advocacia e da cidadania”, pontuou.
Beto Simonetti
O presidente do Comitê Executivo para a Implementação do Legal G20, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, defendeu a importância da advocacia como instrumento de garantia da integração entre os países do Legal G20, em áreas que vão além da esfera jurídica, como a política, a econômica, a social e a diplomática. “Somente com segurança jurídica teremos um ambiente propício para o desenvolvimento econômico, social e humano de todas as nações”, disse Coêlho.
Eugenio Ribón Seisdedos, presidente do Ilustre Colégio da Advocacia de Madri (Espanha), declarou que é uma honra fazer parte do Legal G20. Já o presidente da Ordem dos Advogados da Índia, Prashant Kumar, reforçou que o grupo servirá para ampliar ainda mais as discussões em torno de temas que competem à advocacia, como a garantia do Estado Democrático de Direito e a defesa da democracia.
Representando o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ex-presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, destacou o empenho da sociedade carioca na luta pela democracia. “A sociedade civil e os poderes institucionais do Rio de Janeiro certamente vencerão a batalha contra o atraso, contra o crime e contra aqueles que não prezam pela democracia, mas vão vencer assim, em conjunto com o mundo, em fraterna e profunda coesão com aqueles que ainda sonham com uma terra de paz”, declarou.
Da esq. para a dir., Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, Carlos Eduardo Machado, Luciano Bandeira, Adriana Guimarães, Fernanda Tórtima e Ophir Cavalcante
Também participaram do evento o senador constituinte e membro do IAB Bernardo Cabral; a 2ª vice-presidente do Instituto, Adriana Brasil Guimarães; a secretária-geral do CFOAB, Sayury Otoni; a presidente da OAB/BA, Daniela Borges; o vice-presidente e secretário-geral da Ordem dos Advogados da China, Zhang Mingqi; o presidente do Ilustre e Nacional Colégio de Presidentes do México, Arturo Pueblita; o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), senador Jorge Viana; a ex-presidente da OAB/RS, Cléa Carpi; entre outras autoridades nacionais e estrangeiras.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do CFOAB.)