NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 07 Novembro 2023 18:31

Carlos Eduardo Machado participa da cerimônia de entrega do Prêmio Amaerj Patrícia Acioli 

Eunice Haddad e Carlos Eduardo Machado Eunice Haddad e Carlos Eduardo Machado

O 1º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Eduardo Machado, compareceu, nesta segunda-feira (6/11), à Cerimônia de Premiação do 12º Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que aconteceu no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O advogado destacou que o prêmio, que leva o nome da juíza assassinada em Niterói em 2011, enquanto atuava para combater grupos de milicianos, é “uma iniciativa significativa para a valorização da doutrina dos direitos humanos na magistratura”. 

Na cerimônia, foram premiados 18 autores de trabalhos e iniciativas em defesa da cidadania, incluindo projetos de combate ao racismo e à violência de gênero. Machado também pontuou que a homenagem simboliza a luta incansável pelo fortalecimento dos direitos humanos e serve como um lembrete da necessidade de se protegerem aqueles que defendem esses direitos. “O prêmio é um incentivo a juristas, magistrados e outros profissionais do Direito a perseguirem a justiça com coragem e integridade, enfatizando o respeito à dignidade humana”, afirmou o advogado. 

Cerimônia de premiação no Plenário Ministro Waldemar Zveiter do TJRJ

A solenidade reuniu diversas autoridades, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, líderes de movimentos sociais, estudantes, e teve a participação de Ana Clara Acioli, filha da juíza Patrícia Acioli. Compuseram a mesa a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ, Guilherme Calmon, presidente do TRF-2, e Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Emerj; a procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada federal Soraya Santos; a defensora pública-geral do Rio, Patrícia Cardoso Tavares; o procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio, Sérgio Luiz Pinel Dias; a 2ª vice-presidente da Alerj, deputada estadual Tia Ju; o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o presidente do Tribunal Marítimo, vice-almirante Ralph Dias, e a juíza Marcia Succi, integrante da Comissão Organizadora do Prêmio.

Eunice Haddad destacou a forte simbologia do prêmio: “Direitos humanos e cidadania têm de interessar a todos e não podem nunca ser deixados de lado. Esta cerimônia é uma oportunidade para todos nós reverenciarmos essa tão importante causa para a humanidade. Não há direitos humanos se não houver quem os garanta. E não há Poder Judiciário sem democracia”. O presidente do TJRJ afirmou que a coragem de Acioli no enfretamento às milícias no Rio de Janeiro deixam uma lição aos colegas magistrados. “Não podemos nos curvar em momento algum, nem ser indiferentes à desigualdade social. Não podemos perder a oportunidade de contribuir para que a sociedade avance positivamente”, disse Cardozo. 

A lista completa dos agraciados com o Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos pode ser conferida aqui

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Amaerj.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173