Com cerca de 500 inscritos, o Pré-Conat teve como tema O sistema de justiça trabalhista e a função do Direito Social no contexto pós-pandemia. O evento foi organizado pela Abrat (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), a Atat (Associação Tocantinense de Advogados Trabalhistas) e o Curso de Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho da Universidade Federal do Tocantins.
O evento reuniu especialistas para discutir as implicações legais da pandemia no âmbito trabalhista e como garantir que o sistema de justiça atue de forma justa e equitativa para proteger os direitos dos trabalhadores. Foram apresentados trabalhos científicos, painéis e palestras acerca do sistema de justiça trabalhista, com o olhar voltado aos direitos sociais após a crise causada pela pandemia da Covid-19, em especial para a situação dos trabalhadores vulneráveis.
Também participaram do Pré-Conat a ministra Delaíde Arantes e o ministro Augusto César Leite, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o presidente da ANPT (Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho), José Vieira; o presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), Luiz Colussi; e a presidente da Abrat (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), Bernadete Kurt, entre outros.