NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 03 Dezembro 2022 00:58

Armando de Souza participa de ato na ABI pela liberdade do jornalista Julian Assange

Armando de Souza, de pé, ao microfone Armando de Souza, de pé, ao microfone

O diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Armando Silva de Souza, representou a entidade no Ato pela Liberdade do Jornalista Julian Assange, realizado na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (30/11). Assange, do site WikiLeaks, está detido no Reino Unido desde 2019 e corre o risco de ser extraditado para os Estados Unidos, onde é acusado de violar a Lei de Espionagem de 1917, usada durante a guerra para perseguir pacifistas e dissidentes e classificá-los como espiões.

Armando de Souza lembrou que o IAB é a entidade jurídica mais antiga das Américas: “No próximo ano, estaremos fazendo 180 anos de existência, em defesa da democracia e da liberdade de imprensa”. Ele ressaltou a contradição entre a atitude da Justiça norte-americana e a Emenda nº 1 da Constituição dos EUA, que, em 1798, já protegia a liberdade de imprensa. “Infelizmente temos visto isso também aqui no Brasil, em que jornalistas têm sido ameaçados e censurados”, afirmou Armando de Souza, expressando a solidariedade do IAB com a imprensa.

Em visita ao Brasil para uma série de encontros com autoridades políticas, lideranças de direitos humanos e entidades do jornalismo, o editor-chefe e porta-voz do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, disse, durante o ato na ABI, que a extradição do jornalista Julian Assange para os Estados Unidos, que pode ocorrer nas próximas semanas, representa um precedente perigoso para a democracia, a liberdade de imprensa e os direitos humanos. 

“Vocês, aqui no Brasil, têm a memória viva dos horrores da ditadura, já viram a censura, a supressão da liberdade de imprensa e as consequências disso. A extradição de Assange coloca muitas coisas em risco. A nossa luta é uma luta por todos nós, porque essa extradição abre um precedente que coloca em risco a democracia”, disse ele. Hrafnsson estava acompanhado do editor e embaixador do WikiLeaks, Joseph Farrell.

O presidente da ABI, Octávio Costa, reforçou que nenhum jornalista que apure e divulgue fatos e afete um determinado governo pode ser perseguido. Ele anunciou que o Prêmio ABI de Direitos Humanos de 2023 será concedido a Julian Assange. “Essa luta pela liberdade de imprensa está no DNA da ABI, que sempre participou da luta por direitos humanos e liberdade de expressão”, disse Costa.

Assange foi responsável por publicar, entre 2010 e 2011, documentos que revelam crimes de guerra e campos de tortura no Iraque, Afeganistão e na base de Guantánamo, território norte-americano em Cuba.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173