NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 29 Julho 2022 01:17

Ao lançar ‘Sobre feminismos’, escrito com Vilma Piedade, Andréa Pachá reforça luta antirracista

Da esq. para a dir., Marcia Dinis, Vilma Piedade, Sydney Sanches e Andréa Pachá Da esq. para a dir., Marcia Dinis, Vilma Piedade, Sydney Sanches e Andréa Pachá

“Eu entrei nesse livro achando que iria escrever uma obra de fortalecimento do feminismo, e saí dessa produção me percebendo comprometida com a luta antirracista, antes de qualquer outra coisa.” Assim, a escritora Andréa Pachá resumiu o processo de criação da obra Sobre feminismos, escrita em coautoria com a professora Vilma Piedade. O livro foi lançado na tarde desta quinta-feira (28/7), no plenário histórico do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Rio de Janeiro.

Ao abrir o evento, o presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, definiu o livro como “uma grande viagem”. Ele explicou que Sobre feminismos “é uma grande conversa sobre questões da vida e das mulheres, e traz reflexões pessoais e humanas”. O presidente do IAB também lembrou que o lançamento faz parte do projeto Saindo do Prelo, idealizado pela diretora de Biblioteca do IAB, Marcia Dinis. “É um dos projetos mais exitosos do Instituto nos últimos dois anos”, afirmou.

Marcia Dinis fez a apresentação das autoras, ressaltando sua admiração por Andréa Pachá, sua colega na Faculdade de Direito, “por sua coragem e pelos seus posicionamentos em todas as situações importantes do País”. Com relação a Vilma Piedade, ela disse: “É um exemplo da luta mais importante que temos hoje no País, que é a luta antirracista. Vilma é absolutamente engajada e estudiosa não somente do racismo, mas dos movimentos libertários, como é o movimento feminista”. Sobre o livro, Marcia Dinis pontuou: “O que é bacana no livro é o carinho, a informalidade, num texto muito gostoso de ler”.

Dororidade – Escritora e professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Vilma Piedade focou sua fala na questão das mulheres negras, que sofrem dupla discriminação, por serem mulheres e por serem negras. Criadora do conceito de “dororidade” – a dor provocada pelo machismo, que irmana as mulheres –, ela explicou: “Esse livro foi feito no auge da pandemia. Escrevemos o texto via Zoom. Falávamos sobre muitas coisas. Quando escrevemos ‘feminismos’, no plural, é porque não há mais um feminismo hegemônico, existem várias correntes, uma delas o feminismo negro”.

Andréa Pachá, que é desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), disse que sempre se considerou “antirracista na perspectiva da racionalidade”. No entanto, a partir das conversas com Vilma Piedade, ela conseguiu “traduzir a compreensão dos males que o racismo provoca para a humanidade”. Enquanto conversavam, Andréa Pachá enxergou que, enquanto não acordasse todos os dias profundamente incomodada com seu lugar de privilégio, não conseguiria desenvolver nenhum processo de combate ao racismo. “E não há um dia em que eu acorde e não me sinta mal com isso, porque faz mal o que a escravização provocou neste País”, afirmou.

A atual situação do Brasil também foi abordada por ela: ”O momento que nós vivemos é extremamente grave. Nós, que somos seres da racionalidade, da justiça, do direito e da igualdade, precisamos nos posicionar, porque o retrocesso está sempre à espreita”. Para Andréa Pachá, escrever Sobre feminismos com Vilma Piedade foi como voltar a ter direito à esperança: “Os dois anos de pandemia foram muito duros. Encontrar a Vilma por algumas horas e conversar sobre os nossos desejos, sobre como a gente enxerga os feminismos, o envelhecimento e o futuro foi um resgate da esperança”.

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173