O presidente lembrou que o Instituto hoje tem associados em todos os estados do País e 10 subsedes, entre elas, “a linda subsede do Amazonas, no Espaço Bernardo Cabral”. Agradeceu ao representante do IAB no Amazonas, Aniello Miranda Aufiero, “pelo apoio, a parceria e o comprometimento com os ideais do IAB”. Dirigindo-se aos empossados, Sanches disse: “O Instituto tem um papel muito importante na formação do Estado nacional. Estivemos presentes nos momentos históricos mais importantes do País e semana passada comemoramos 181 anos. Hoje, vocês passarão a integrar os nossos primados institucionais”.
O secretário-geral do IAB, Jorge Rubem Folena, ressaltou a importância da nacionalização do Instituto, lembrando que, em 2023, a entidade recebeu mais associados de fora do Rio de Janeiro, onde fica sua sede. Ele também defendeu uma maior diversidade no Instituto, que hoje tem em seus quadros apenas 30% de mulheres. Para os novos membros, Folena disse: “O Instituto conta com vocês para levar adiante o nome do IAB no Amazonas”.
Boas vindas - saudação aos novos membros ficou a cargo de Aniello Aufiero, que os indicou ao Instituto: “Cada um dos empossados é importante no seu segmento. Temos um magistrado, o juiz Eliezer Fernandes Júnior, um homem que honra e dignifica a magistratura amazonense. Foi juiz da Infância e da Juventude e hoje abrilhanta o Tribunal do Júri. Um juiz forte, humano e que sabe julgar de acordo com a sabedoria de Salomão”.
Em seguida, ele dirigiu-se ao presidente da Seccional da OAB no Amazonas, Jean Cleuter Simões Mendonça, “que vem desenvolvendo um grande trabalho à frente da Ordem, que é o Advocacia de Portas Abertas, um canal direto com a advocacia, e, acima de tudo, é um advogado bem sucedido na área tributária, que teve o sonho de ser presidente da OAB”.
O terceiro empossado a ser saudado foi o “paulista de coração amazonense” João Baptista Opitz Júnior, advogado, professor e médico, especializado em Medicina Legal e “com todos os requisitos para integrar a Casa de Montezuma”.
O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Luiz Nunes Zogahib, foi saudado como “mestre, advogado e professor, que é jovem e um grande reitor, e tem desenvolvido um trabalho espetacular no Amazonas”. Aufiero destacou vários pontos positivos da UEA, entre eles a integração com o Brasil e o resto do mundo nas questões do meio ambiente. “O André veio fomentar e apresentar a UEA não só ao mundo, mas também ao interior do Amazonas”, afirmou.
Ao saudar o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, Aufiero disse que o convite feito a ele para se associar ao IAB “não foi pelo cargo, mas pelo homem, o profissional, o professor, pela honra que o antecede antes de assumir o cargo”. Por fim, desejou que ele venha “contribuir na sua expertise, nos seus conhecimentos, para que juntos possamos engrandecer o IAB”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Eliezer Fernandes Júnior, Sydney Sanches e Aniello Aufiero
Agradecimentos - Eliezer Fernandes Júnior agradeceu pela acolhida e falou sobre o seu trabalho na Vara da Infância e da Juventude e também no Conselho Nacional de Justiça, sobre o desaparecimento de pessoas. Jean Cleuter Simões Mendonça testemunhou que “Aniello Aufiero está realmente levando o IAB para o Estado do Amazonas, fazendo um excelente trabalho”. Sobre sua entrada no IAB, ele disse: “Entendo que hoje é um dia histórico para a advocacia amazonense e tenho certeza de que nós faremos o IAB crescer no Amazonas”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, João Baptista Opitz Júnior, Sydney Sanches e Aniello Aufiero
João Baptista Opitz Júnior também agradeceu pela indicação ao IAB. Advogado e médico, ele costuma dizer aos meus alunos que não existe saúde sem liberdade e não interessa a liberdade sem saúde. Para ele, “não existe área do Direito que não se aplique à Medicina”. André Luiz Nunes Zogahib falou sobre sua gestão à frente da UEA, afirmando: “Minha história de vida se confunde com a história da universidade”. Sobre sua entrada no IAB, afirmou: “Só os fortes entram no IAB, porque é um instituto histórico, preconizador e construtor das bases que trouxeram à tona a nossa Ordem dos Advogados do Brasil. Me honra muito tomar posse nesta Casa”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, André Luiz Nunes Zogahib, Sydney Sanches e Aniello Aufiero
Carioca de São Cristóvão, ex-aluno do Colégio Pedro II, Audaliphal Hildebrando da Silva disse ser uma honra muito grande estar na Casa de Montezuma. Ele elencou alguns dos grandes nomes da advocacia que fizeram parte do IAB, além de Rui Barbosa, Evandro Lins e Silva, Hermes Lima, Vitor Nunes Leal, Sobral Pinto. Lembrando sua origem humilde, ressaltou que, com o estudo, conseguiu chegar onde chegou.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Audaliphal Hildebrando da Silva, Sydney Sanches e Aniello Aufiero