NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 09 Novembro 2023 03:39

Advogados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro ingressam no IAB

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Alexandre Zamprogno, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Alexandre Zamprogno, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) está ampliando seu processo de nacionalização e tem recebido associados de diversos estados. Os advogados Alvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga, de São Paulo, Alexandre Zamprogno, do Espírito Santo, e David Zangirolami, do Rio de Janeiro, ingressaram como membros efetivos da Casa de Montezuma. A solenidade aconteceu na sessão plenária desta quarta-feira (8/11), que foi conduzida pelo 1º vice-presidente da entidade, Carlos Eduardo Machado. “Essas posses demonstram o sucesso do trabalho que está sendo feito na divulgação das atividades do IAB em todo o território nacional”, disse Machado.

Cezar Britto

Alexandre Zamprogno foi definido como um operário do Direito pelo ex-presidente do Conselho Federal da OAB Cezar Britto, que o indicou ao Instituto. “Muitos de nós conhecem o Direito pela leitura ou por frequentar o fórum, mas Alexandre não. Ele é um advogado operário não por ouvir dizer ou por ler, mas por fazer, ser e reproduzir isso na advocacia militante”, disse o proponente. O novo membro do IAB também foi saudado pelo presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk, que afirmou que Zamprogno é um orgulho para a advocacia capixaba: “Estou para conhecer uma pessoa mais elegante na discordância. Ele diverge, mas sempre com respeito e carinho”. 

Com 29 anos de atuação no Direito, Zamprogno garantiu que chega ao IAB com fôlego de jovem, para contribuir com a atuação da entidade na manutenção do Estado Democrático de Direito. Ele, que irá integrar a Comissão de Direito Digital, destacou que é um orgulho ser admitido na Casa de Montezuma. “Quero me colocar à disposição de toda a diretoria como operário e soldado das missões que se fizerem necessárias”, completou. 

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Alvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso

Indicado pela diretora de Comunicação, Carmela Grüne, e pelo secretário-geral, Jorge Rubem Folena, Alvaro Luiz Gonzaga, que é pós-doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, teve sua trajetória acadêmica exaltada . “É uma pessoa pela qual tenho extrema admiração e, quem sabe, com o ingresso do professor Alvaro, o IAB abra uma nova linha de atuação com uma comissão sobre os povos originários, para que possamos ter estudos aprofundados, trazendo pessoas que, como ele, atuam nessa linha de pesquisa”, sublinhou Grüne. 

Carmela Grüne

Em discurso emocionado, Gonzaga apontou as injustiças sociais, raciais e de gênero e a falta de consciência da elite brasileira como os grandes problemas do País. “O Brasil precisa de força e potência e só poderá encontrar isso em instituições fortes como o IAB. Arriscaria dizer que é uma das instituições mais sólidas da história do País. Nós temos um caminho muito grande a perseguir, mas o sucesso será certo, porque não nos importa a vitória, nos importa a luta, e a luta é força de resistência”, disse o novo membro das Comissões de Direitos Humanos e de Filosofia do Direito.

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Rafael Caetano Borges, David Zangirolami, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso

David Zangirolami também teve sua atuação profissional elogiada na solenidade: o consócio Rafael Caetano Borges, que o indicou em conjunto com Jorge Rubem Folena, afirmou que o advogado tem o talento de concretizar a dimensão democrática do Estado de Direito dentro do processo criminal, o que é um desafio para os atuantes da área. “Posso dizer com tranquilidade que ele é do tipo de advogado que abraça a causa e o cliente incondicionalmente, buscando soluções criativas, corajosas e combativas para os casos”, elogiou Borges. 

O novo membro das Comissões de Direito Constitucional, de Direito Digital e de Direito Penal agradeceu pela oportunidade de ingressar na Casa de Montezuma e afirmou que sua atuação na advocacia é atravessada pela convicção de que o aprimoramento profissional e a ética são fundamentais na prática jurídica. “Com humildade, aceito a missão de somar esforços com a magnífica obra deste Instituto, promovendo a cultura jurídica e estimulando o debate democrático que esclarece os caminhos da Justiça no nosso País”, disse Zangirolami. 


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173