NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quinta, 25 Maio 2023 21:33

Instituto dos Advogados cobra de autoridades espanholas a apuração de racismo contra Vini Jr.

Diante da falta de providências por parte das autoridades espanholas em relação aos ataques racistas sofridos pelo jogador de futebol Vinícius Júnior, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou nota defendendo “a completa apuração dos fatos, bem como que se identifiquem os responsáveis, com as devidas punições nos âmbitos cível e penal, e que estes prestem contas de suas ações racistas”.
Assinada pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, a nota afirma, ainda, que “é admirável e digna de registro a luta solitária que vem travando Vinicius Júnior no espaço público contra todos os impropérios racistas”. Para o IAB, “não há mais espaço para o preconceito, a discriminação e o racismo, sendo urgente um rotundo basta a tamanho retrocesso civilizatório”. Ainda segundo a nota, “o esporte, pelo papel social e de inclusão que exerce, não pode ser palco para o racismo, sob pena de perpetuarmos na educação dos jovens a história de exclusão discriminatória e de perseguição racial.

Leia a nota na íntegra:

Nota do IAB em solidariedade ao atleta Vinícius Júnior

Com profundo estarrecimento e indignação, vimos a público externar a solidariedade do IAB ao atleta e jogador de futebol Vinícius Júnior, atacante do clube espanhol Real Madrid, que foi chamado de “macaco” (em espanhol, “mono”) pela torcida rival, em recente jogo da La Liga. Os xingamentos preconceituosos a ele têm sido frequentes, sem que qualquer providência tenha sido tomada pela federação de futebol espanhola e respectivas autoridades.

É admirável e digna de registro a luta solitária que vem travando Vinicius Júnior no espaço público contra todos os impropérios racistas, enfrentando a resistência, tibieza e omissão das autoridades e da Liga de Futebol Espanhola. Sem qualquer apoio e de forma independente, Vini Jr. vem revelando ao mundo a sórdida discriminação racial presente nos estádios de futebol e o racismo estrutural da comunidade internacional.

Não há mais espaço para o preconceito, a discriminação e o racismo, sendo urgente um rotundo basta a tamanho retrocesso civilizatório. O profundo desrespeito à dignidade humana sofrido por Vini Jr. é o exemplo público da intolerância e do atraso que graça em todo o mundo. O esporte, pelo papel social e de inclusão que exerce, não pode ser palco para o racismo, sob pena de perpetuarmos na educação dos jovens a história de exclusão discriminatória e de perseguição racial. O respeito aos direitos humanos e o combate ao racismo estrutural são indissociáveis da defesa do Estado Democrático de Direito, sendo um dever se insurgir contra toda forma de discriminação.

O IAB, na trilha de sua tradição de defesa dos primados constitucionais e do combate ao racismo, roga pela completa apuração dos fatos, bem como para que se identifiquem os responsáveis, com as devidas punições nos âmbitos cível e penal, e que estes prestem contas de suas ações racistas, devendo, ainda, o Ministério da Relações Exteriores tomar as providências necessárias na defesa do cidadão brasileiro Vinícius Júnior. O apoio a Vini Jr. é o símbolo de solidariedade irrestrita a toda a comunidade negra.

Rio de Janeiro, 24 de maio de 2023.

Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB
Sydney Limeira Sanches
Presidente
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173