NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quarta, 31 Maio 2023 19:04

IAB recebe parlamentares juvenis da Câmara Municipal de Cabo Frio (RJ)

 Leila Pose, à esquerda, apresentando o IAB aos estudantes Leila Pose, à esquerda, apresentando o IAB aos estudantes
Estudantes de escolas municipais, estaduais e federais da cidade de Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, visitaram o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta quarta-feira (31/5). A visita, que reuniu participantes da edição deste ano do Parlamento Juvenil da Câmara cabofriense, foi promovida pelo projeto Calçada da Cidadania, que une as entidades do Direito localizadas na Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio, para oferecer a alunos dos ensinos fundamental e médio um contato mais próximo com a advocacia. O IAB é a primeira parada do passeio, que também inclui o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a OAB/RJ.
Durante a visita, que passou pelo plenário histórico e pela Biblioteca do IAB, a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, explicou aos adolescentes a história da entidade e seu funcionamento nos dias atuais. “Começamos a apresentar aos alunos a casa da educação, até porque gostamos sempre de reafirmar nosso lado acadêmico”, disse a advogada, que apresentou as atividades de aperfeiçoamento e apoio jurídico que o Instituto oferece aos Poderes da República.

Estudantes de Cabo Frio no plenário histórico

O passeio reuniu 21 alunos do ensino médio que foram eleitos para o Parlamento Juvenil da Câmara de Cabo Frio. Durante um ano, eles passam por uma experiência imersiva na atividade política e vivenciam o trabalho de vereadores com direito, inclusive, a eleição da mesa diretora. Parte da experiência dos adolescentes inclui a visita às instituições do Direito. O 2º secretário do PJ, Allan Vieira, contou que ficou impressionado com a história do IAB e a estrutura da sede da entidade. “Me despertou a vontade de estudar Direito. Eu já gostava e agora estou mais interessado ainda”, disse o aluno do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio.

Os estudantes também assistiram a um vídeo institucional comemorativo dos 180 anos do IAB, que será celebrado em agosto de 2023. Eles tiveram a oportunidade de entender sobre a trajetória do Direito no Brasil, a criação da Ordem e o trabalho de grandes juristas que passaram pelo Instituto, como Francisco Gê Acaiaba de Montezuma e Myrthes Campos, a primeira mulher a advogar no País. “A visita me surpreendeu. É muito legal vermos a história do Montezuma e saber que o primeiro presidente do Instituto era negro”, disse Patrick Braga, estudante da Escola Municipal Elza Maria Bernardo Santa Rosa.

Para o IAB, o passeio é uma oportunidade de ter contato com os futuros profissionais do País, contou Leila Pose. A advogada disse que a entidade procura incentivar nos estudantes o gosto pela vida acadêmica: “A visita também é uma valorização da academia para eles. Gostamos de passar a mensagem de que o estudo não acaba na etapa escolar. O aperfeiçoamento profissional depende do aperfeiçoamento acadêmico”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173